Censo

Censo escolar 2015

 

Novo Cronograma do Educacenso 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

 PORTARIA Nº 355, DE 11 DE AGOSTO DE 2015 


O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições conferidas pelo Art. 16, VI, do Decreto Nº 6.317 de 20 de dezembro de 2007, resolve: 

Art. 1º Prorrogar as datas estabelecidas nas alíneas b, c, l, m, do inciso I, artigo 1º da Portaria nº 196, de 26 de maio de 2015, relativas às etapas de coleta e atividades do processo de realização do Censo Escolar da Educação Básica 2015, a ser realizado via Internet em todo o território nacional, conforme o cronograma a seguir: 
a) período de coleta, digitação e exportação dos dados pela Internet, tendo como data de referência para as informações prestadas o dia 27 de maio de 2015, denominado Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. 
Data Inicial: 08/06/15 
Data Final: 28/08/15 
Responsáveis: Diretor, Responsável pela escola ou pelo Sistema Educacional Informatizado; 
b) envio dos dados preliminares ao Ministério da Educação para publicação no Diário Oficial da União. Data: 11/09/15 
Responsável: Diretoria de Estatísticas Educacionais - DEED/ INEP; 
c) envio do resultado final do número de matrículas presenciais efetivas em cada Estado, Município e Distrito Federal, conforme o Censo Escolar da Educação Básica/2015 ao TCU em cumprimento a Instrução Normativa - TCU nº 60, de 4 de novembro de 2009. 
Data: 11/12/2015 
Responsável : DEED/INEP; 
d) envio dos dados finais resultantes das correções e verificações do Censo Escolar da Educação Básica/2015 ao Ministério da Educação para publicação final no Diário Oficial da União. Data: 18/12/2015 Responsável : DEED/INEP; 

Art. 2º Ficará a cargo da Secretaria de Educação do Distrito Federal, assim como a cada Secretaria Estadual de Educação, em cooperação com os órgãos municipais de educação, o cumprimento dos prazos estipulados na Portaria nº 196, de 26 de maio de 2015, bem como o cumprimento dos prazos estipulados por esta Portaria, conforme a definição dos responsáveis para cada uma das atividades. 

Art. 3º Os casos omissos serão analisados e decididos pelo INEP. Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

JOSÉ FRANCISCO SOARES

 

-----------------------------------------------------------------------------------

 

Sobre os relatórios do EDUCACENSO 2015

 

-----------------------------------------------------------------------------------

 

A coleta do Censo Escolar 2015 teve início no dia 8 de junho de 2015. O prazo para preenchimento dos dados neste ano é até o dia 12 de agosto de 2015. Portanto, fique atento ao cronograma!

Para realizar a declaração dos dados da sua escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, acesse o Sistema Educacenso no endereço eletrônicohttp://educacenso.inep.gov.br.
Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, pois oferece subsídios estatísticos para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas educacionais. Além disso, também contribui para a elaboração dos indicadores educacionais como, por exemplo, o IDEB.
É importante destacar que os dados declarados devem refletir a realidade da escola da última quarta-feira do mês de maio (27/05), Dia Nacional do Censo Escolar.

-----------------------------------------------------------------------------------

 



 Educacenso - Módulo Situação do Aluno - orientações.

 

-----------------------------------------------------------------------------------

 

 

Como cadastrar usuários no Educacenso?

Tutorial sobre os procedimentos necessários para o cadastro de usuário no sistema Educacenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário